segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A Transformação da Criação em Imagem
Ecileni Santos*
Produtor de Moda. Uma profissão que, embora seja muito requisitada, nem todos sabem exatamente qual é a função. Com a crescente evolução que a moda enfrentou nas últimas décadas, a cada ano surgem mais eventos e desfiles e a participação de um produtor de moda toma uma importância notável.
Um bom produtor de moda tem de entender de tudo um pouco - cinema, arte, música, tendências, maquiagem - e, principalmente, ter uma completa agenda de prestação de serviços, pois ele é a figura central que costura o trabalho de todos os profissionais e serve de ponte para os que trabalham na equipe. É ele quem sabe qual o cabeleireiro indicado, entende o funcionamento das agências de modelos, faz o casting e providencia transporte e alimentação para todos.
"O produtor de moda é o profissional que busca elementos, modelos, roupas e acessórios, para a realização de fotografia, filmes, desfiles visando alcançar o ideal de beleza pré estabelecido por uma pauta específica. Seu papel cruza-se com o dos produtores executivos, de figurinos e objetos, mas na maioria das vezes ambas as funções é feita pelo produtor de moda", relata Edyr Moraes, professor do curso livre de produção de moda no SENAC.
A produção de moda dá continuidade ao trabalho do estilista, encarregando -se de viabilizar os meios para que a roupa, antes pesquisada e idealizada, possa despertar o desejo de consumo, fechando o ciclo que faz a engrenagem da moda funcionar, seja através de desfiles, figurinos de cinema, teatro e televisão, exposições ou books de modelos. Ele tem como objetivo administrar o desejo das marcas de projetar umas imagem final.
O desfile é mais do que apresentação de roupa, é a apresentação de um ambiente definindo então o estilo próprio de cada estilista, de cada coleção. A cor é um dos detalhes mais importantes do desfile para passar a sua magia e encantar as pessoas.
Nos anos 60, com Mary Quandt, surgiu um novo profissional, o stylist, que tem como função criar a imagem, junto ao estilista ou fotógrafo, de como a roupa vai ser apresentada. No desfile, cuida da seqüência visual, acessórios e caimento da roupa, além da construção da imagem de maquiagem e cabelo. Essa é mais uma função que o produtor de moda geralmente executa.
No início dos anos 70, o mercado editorial abriu portas para novos profissionais, pois passaram a ser produzidas as fotos das capas das revistas aqui no Brasil com as confecções locais, usando, a partir de então, a nossa linguagem. Entre os produtores pioneiros estavam Constanza Pascolato e Regina Guerreiro.
"A organização de um desfile é uma tarefa bastante árdua, quase sempre estressante, - comenta Madson Oliveira, produtor de moda cearense que hoje busca o mercado de São Paulo.- mas pode ser muito gratificante, dependendo do profissional. É nesse ramo que o produtor mais se mostra, às vezes assumindo também a função de stylist".
Para produzir junto com um fotógrafo o produtor tem de ter noções básicas de foto - P&B, colorida, cromo... O produtor cuida de todo visual da modelo, roupas, acessórios, maquiagem, deixando-a pronta para que o fotógrafo possa agir. A foto de moda enfim deve vender um estilo e, indiretamente um produto. É o fotografo quem registra a moda de cada época, documentado para a posteridade a sua evolução.
Na área de publicidade, cinema e TV, a função do produtor não é mostrar a roupa, e sim, criar o estilo de um personagem. É muito importante que o cenário, a luz, a maquiagem e o figurino não anulem um ao outro. Em um vídeo a qualidade visual é muito prejudicada. Sua produção deve ser simples, acessível e com material com pouca definição. Trabalhar com idéias claras, objetivas e diretas, explorando pouco os detalhes, apoiando-se no mais forte. O vídeo chapa a imagem sem mostrar a textura do tecido, por exemplo. Ele altera as cores, misturando o verde, o azul e o vermelho (este ressalta).
Para se fazer a produção do figurino é necessário primeiramente a execução de um briefing, informações detalhadas de cada personagem, além de conhecer o público alvo, sua faixa etária, horário de exibição e censura. Quando se prepara um figurino, sua produção depende muito do horário com que vai ser apresentado. Depois de uma produção perfeita , o trabalho ainda não acabou. The show must go on!
A pós produção é um fator básico para que a relação do profissional com as empresas que o apoiaram continue a vigorar em harmonia. Tudo que foi pego emprestado deve ser devolvido em perfeito estado e o mais rápido possível. Notas , comprovantes de gastos devem ser agrupados para serem entregues a quem o contratou. Só depois desta pós é que se pode dar como finalizada a produção e gozar da satisfação de mais um trabalho executado.
DICAS PARA A PRODUÇÃO DE UM DESFILE (Paulo Ramalho e Madson Oliveira):
  • 1 Camareira no máximo para 2 modelos;
  • Na distribuição dos figurinos para a entrada na passarela, o modelo deve retornar com a distância de 10 a 12 entradas, para que haja tempo suficiente para a troca de roupa;
  • As araras devem estar encostadas nas paredes para que se tenha uma visão total do que há no camarim;
  • Não se fuma, não se come, nem se deve maquiar dentro do camarim de roupa;
  • Não é muito aconselhável ter um espelho dentro do camarim;
  • KIT PRODUÇÃO: tesoura, alfinete, primeiros socorros, calçadeira, pincel piloto, canivete suíço, agulha e linha.

Ecileni Santos é Produtora de Moda no Espírito Santo e presta Assessoria e Consultoria de Moda para empresas.

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